Unacon retoma procedimentos de Oncologia

O Natal Hospital Center (NHC) retomou os procedimentos, para pacientes adultos, de cirurgias oncológicas, nas especialidades de cabeça e pescoço, torácica, urológica, ginecológica, do aparelho digestivo, pele, partes moles, neurocirurgia e cirurgia ortopédica, além dos serviços de quimioterapia e transplantes de medula óssea (TMO).

Por meio de sua Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon), única do estado do Rio Grande do Norte habilitada pelo Ministério da Saúde para transplantes de medula, o NHC tem realizado um importante trabalho no atendimento de pacientes que demandam esta assistência, evitando a necessidade de envio destes para tratamento em outros Estados.

A enfermeira Kamila Resende Martins explica que desde a reabertura dos serviços, em novembro de 2017, o hospital tem gradativamente retomado as atividades do setor, porém as Secretarias Municipais de Saúde e a população em geral ainda desconhecem a reativação do atendimento. O assunto será apresentado da próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), responsável pela implantação e operacionalização do SUS, a fim de divulgar aos gestores e profissionais de saúde sobre a reabertura do serviço.

“O NHC possui uma estrutura de excelência para atendimentos de oncologia. Os setores são amplos e o atendimento é rápido, além de ser 100% conveniado com o Sistema Único de Saúde. Estamos com vagas disponíveis e prontos para atender novas demandas, é importante que essa informação chegue até a população”, disse a enfermeira.

A demanda do paciente oncológico pode chegar à Unacon por duas formas: do tipo porta aberta, por meio de encaminhamento médico e sem a cobrança da primeira consulta, ou por demanda regulada via sistema de regulação (Sisreg), que por sua vez são agendadas nas unidades básicas de saúde.

Atualmente, 69 pacientes do Rio Grande do Norte e Paraíba encontram-se cadastrados no sistema para transplante de medula óssea. Alguns já se encontram em processo operatório e outros aguardam doadores compatíveis. Antes estes pacientes eram obrigados a procurarem assistência em Recife, Fortaleza, São Paulo, entre outras cidades.

O próximo passo da nova gestão do NHC, na assistência oncológica, é a retomada, no mês de março, dos transplantes de medula óssea pediátricos, o que será fundamental para a redução das filas de espera de pacientes desta faixa etária que demandam esta assistência.

De acordo com o diretor geral, Luiz Roberto Fonseca, “até a primeira semana de março, o NHC estará finalizando a construção de 11 novos leitos de UTI Pediátrica, o que possibilitará um grande avanço no tratamento de crianças e adolescentes”.

Emergência: Av. Rodrigues Alves, 781 | Tirol | Natal/RN
Atendimento Eletivo: Av. Afonso Pena, 754 | Tirol | Natal/RN

PRONTO
ATENDIMENTO

24H

(84)4009-1000