Setor de Nutrição dá dicas de alimentação para o Carnaval

Para não perder o pique no Carnaval e correr o risco da folia acabar mais cedo é preciso ter cuidado redobrado com a alimentação. Escolher bem os alimentos ajuda a evitar infecções intestinais, vômitos e diarreias, além de repor as energias gastas. O setor de Nutrição do Natal Hospital Center (NHC) elaborou uma cartilha com dicas de alimentação saudável para o período de festa.

A coordenadora do setor, Joana D´arc Martins, explica que a cartilha orienta entre outras coisas a reposição constante de água, água de coco e sucos de frutas, durante a folia, além da ingestão de alimentos ricos em carboidratos como o pão, arroz, macarrão, biscoitos e batatas.

“Durante o Carnaval é natural gastar muita energia e perder líquidos com o suor durante a folia, por isso a importância da hidratação. Para quem gosta de uma cervejinha, a dica é nunca tomar em jejum e intercalar com um suco ou uma garrafinha de água”, disse.

Neste período também é comum exageros alimentares como o consumo de comidas pesadas, como feijoada, dobradinha, embutidos, frituras, entre outros, que são muito calóricos e difíceis de digerir. A especialista não recomenda essa prática. “Alimentos gordurosos podem causar sono, cansaço e mal estar. Orientamos alimentos com preparações grelhadas, assadas ou cozidas”, destacou a nutricionista.

A nutricionista sugere ainda que o folião busque se alimentar a cada três horas e escolha restaurantes e lanchonetes já conhecidos. ” Fique atento às condições de higiene das lanchonetes e restaurantes. Os alimentos deverão estar bem conservados e os manipuladores aparentando boa higiene. Afinal, você não pode arriscar a ter uma infecção intestinal durante os dias de carnaval”, alertou.

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