Judiciário, Ministério Público e CREMERN elogiam parceria do Natal Hospital Center com o SUS

O Natal Hospital Center (NHC) recebeu na tarde desta quinta-feira (22) a visita de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Medicina (CREMERN), Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Procuradoria Geral do Estado (PGE) como parte do resultado de uma ação civil pública, impetrada no ano de 2013, voltada a compelir o estado do Rio Grande do Norte e o município de Natal a assegurar a instalação de leitos de UTI em conformidade com a sua população e a redução das judicializações da Saúde.

Na ocasião, todos visitantes, entre eles a juíza Gisele Maria da Silva Leite, responsável pela ação judicial, ficaram satisfeitos com os resultados apresentados, principalmente com as ações já desenvolvidas no NHC, em parceria com os órgãos públicos, para ampliação da oferta de leitos e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Recepcionados pela direção do hospital, no auditório da unidade, os visitantes conheceram as metas da atual gestão, o perfil dos pacientes atendidos no NHC, o funcionamento da regulação para admissão e alta de pacientes oriundos do SUS, entre outros. De novembro de 2017 a março de 2018, o NHC já atendeu cerca de 90 pacientes oriundos do SUS. A comitiva também realizou uma visita nas instalações da unidade, observando o funcionamento da Unidade de Oncologia, UTIs, transplantes de medula óssea e ainda visitou as obras em andamento.

Para a promotora do Ministério Público, Iara Maria Pinheiro, a visita serviu como coroamento do resultado da ação judicial coletiva. “Estamos sentindo um impacto extremamente positivo, compreendendo como o serviço está sendo prestado nesta parceria com a rede privada e suas condições e constatando que o paciente SUS está sendo valorizado”, disse a promotora do MPE.

De acordo com a Procuradora da República do Ministério Público Federal, Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais, pelo que foi verificado, com a apresentação da direção do NHC e a visita técnica no hospital, tudo está, aparentemente, correspondendo com os acordos firmados entre a justiça e os órgãos públicos. “Como existe um interesse público envolvido, o MPF está atuando visando garantir as condições satisfatórias de atendimento da saúde para o paciente SUS e como o Natal Hospital Center possui contratualização com o serviço público se faz necessário o nosso acompanhamento”, disse a Procuradora da República.

Conforme o secretário estadual de Saúde, George Antunes, a visita foi importante para constatar os resultados da parceria do Governo do Estado com o hospital. “Trata-se de uma ação importante e com resultados imediatos. Ao firmar parceria com o Natal Hospital Center, o Governo do Estado busca não somente uma contratação simples, mas uma contratação com qualidade, num processo voltado para atender as necessidades dos pacientes do SUS. Desta forma, estamos oferecendo um serviço seguro e com qualidade elevada para quem precisa e não pode pagar. Hoje, vimos que o objetivo foi alcançado, saindo do discurso para a prática”, destacou o secretário da Sesap.

Segundo o Presidente do CREMERN, Marcos Lima de Freitas, a visita traz uma expectativa positiva de assistência quanto aos investimentos apresentados pela direção do NHC. “Os equipamentos e os espaços físicos do Natal Hospital Center apresentam uma qualidade técnica muito boa e com isso a expectativa de melhoria importante da assistência dos pacientes deste hospital. O destaque foram os equipamentos de última geração e a disponibilidade do hospital de leitos de UTI para a rede pública, o que é atualmente um dos maiores gargalos da saúde pública”, avaliou o presidente do CREMERN.

Emergência: Av. Rodrigues Alves, 781 | Tirol | Natal/RN
Atendimento Eletivo: Av. Afonso Pena, 754 | Tirol | Natal/RN

PRONTO
ATENDIMENTO

24H

(84)4009-1000